Portal Sabonete Artesanal – Receitas e Dicas!

BENEFÍCIOS E USOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO

BENEFÍCIOS E USOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO

Olá leitores do Portal Sabonete Artesanal, vocês sabiam que o óleo essencial de de gerânio é comumente usado como um elemento na aromaterapia por seus muitos benefícios para a saúde, também é usado como um tratamento holístico para melhorar sua saúde física, mental e emocional.

O que é o óleo de gerânio?

O óleo de gerânio é extraído das hastes, folhas e flores da planta de gerânio. O óleo de gerânio é considerado não-tóxico, não irritante e geralmente não sensibilizante – e as propriedades terapêuticas incluem ser um antidepressivo, um anti-séptico e cicatrização de feridas. Óleo de gerânio também pode ser um dos melhores óleos para tal variedade de pele muito comum, incluindo pele oleosa ou congestionada, eczema e dermatite. [1

Existe diferença entre o óleo de gerânio e o óleo de gerânio rosa?

Se você está comparando óleo de gerânio rosa versus óleo de gerânio, ambos os óleos vêm da  planta Pelargonium  graveolens , mas são derivados de diferentes variedades. O gerânio rosa tem o nome botânico completo Pelargonium graveolens var. Roseum,  enquanto o óleo de gerânio é simplesmente conhecido como Pelargonium graveolens . Os dois óleos são extremamente semelhantes em termos de componentes ativos e benefícios, mas algumas pessoas preferem o cheiro de um óleo sobre o outro. [2]

">

 Alguns dos usos mais comuns do óleo essencial de gerânio incluem:

Quando um óleo essencial como o óleo de gerânio pode resolver problemas graves de saúde como estes, então você precisa experimentá-lo! Esta é uma ferramenta natural e segura que irá melhorar a sua pele, humor e saúde interna.

BENEFÍCIOS E USOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO

Melhora o funcionamento mental

O óleo essencial de gerânio tem o poder de melhorar o funcionamento mental, elevando a sensação de bem-estar. Este óleo pode ajudar as pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. O aroma doce e floral do óleo de gerânio acalma e relaxa o corpo e a mente. Desfrute-o!

Combate a infecção respiratória

O óleo essencial de gerânio previne qualquer infecção no nariz e na garganta. Isso graças a seus vários componentes químicos que possuem efeitos similares aos do antibiótico. Quando aplicado topicamente no nariz ou na garganta, o óleo produz um efeito calmante e, então, reduz a dor. Para obter esse benefício de outra forma, use um difusor, inalando o aroma do óleo essencial de gerânio duas vezes ao dia ou esfregue o óleo sobre a garganta e sob as fossas nasais. O óleo essencial de gerânio é sinônimo de alívio imediato.

Combate o alzheimer e a demência

Comprovou-se que o óleo de gerânio ativa as células micróglias, liberando agentes que combatem a inflamação nas vias neuronais. Em consequência, impedem a formação de doenças neurodegenerativas. O óleo de gerânio atua junto à química do cérebro e eliminam as condições que causam a perda de memória.

Melhora a micção

O óleo de gerânio é um ótimo diurético, o que promoverá a micção e, consequentemente, haverá menos toxinas no corpo. A micção é uma das três formas naturais de eliminar as toxinas do corpo. As outras formas são a excreção e a transpiração, porém a micção é a forma mais eficiente das três. Ao urinar, seu organismo libera substâncias químicas tóxicas, metais pesados, açúcar, sódio e impurezas. A micção também elimina o excesso de biles e ácidos estomacais. Além dessas toxinas, podemos citar o ácido úrico, sais biliares, agentes patogênicos e outras substâncias sintéticas ou químicas, incluindo contaminantes.

A micção ajuda o processo digestivo e impede a formação de gases intestinais. Contudo, cada vez que urina, você elimina 4% de gordura corporal e o excesso de água presente no corpo. Também é uma forma eficaz de eliminar o excesso de substâncias produzidas pelo fígado. A micção também reduz a pressão arterial, pois quanto mais você urina, mais sódio elimine e, enfim, a pressão arterial diminui.

Tônico muscular

Em geral, O tônico é aquilo que fortalece a saúde. Internamente, ele faz com que todos os sistemas e funções desenvolvam seu papel corretamente, pois atua sobre as glândulas endócrinas, regulando a secreção de diversos hormônios, enzimas e ácidos, sem deixar a biles de lado. Isso desenvolve a potência e a funcionalidade do sistema respiratório, digestivo, circulatório, nervoso e excretor. Graças a suas propriedades adstringentes, o óleo de gerânio ajuda a estender e a contrair os músculos. Este óleo pode evitar a flacidez dos músculos e da pele, proporcionando ao abdômen firmeza.

Crie um óleo para massagem misturando cinco gotas de óleo de gerânio com uma colherada de óleo de jojoba e massageie sua pele, priorizando a região dos músculos. Usar o óleo essencial de gerânio em sua pele e músculos pode lhe render uma boa aparência.

INFOGRÁFICO COM OS BENEFÍCIOS E USOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO

BENEFÍCIOS E USOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO

 

LEMBRE-SE:

 

Efeitos colaterais do óleo de gerânio

O óleo de gerânio é geralmente aplicado na pele, e algumas pessoas podem desenvolver uma erupção cutânea ou sensação de queimação. É melhor testar o óleo em uma área pequena primeiro.  Ele também pode causar irritação nos olhos se aplicado no rosto, portanto, evite a área dos olhos para evitar efeitos colaterais indesejados do óleo de gerânio. Se você tomar óleo de gerânio por via oral, prefira consumi-lo em quantidades menores porque a segurança do óleo quando ingerido em quantidades maiores não é conhecida.

O óleo de gerânio influencia as secreções hormonais, por isso não é recomendado para mulheres grávidas ou mulheres que estão amamentando. Ainda não está claro se essas mudanças na secreção de hormônios se transferem para o leite materno. O óleo de gerânio não deve ser usado em bebês e crianças pequenas, devido à natureza delicada da pele e à possibilidade de toxicidade.

O óleo de gerânio é seguro para uso tópico? Para adultos, é tipicamente muito seguro. É melhor diluir o óleo de gerânio com óleo transportador quando estiver aplicando diretamente na pele. Experimente misturar óleo de gerânio com partes iguais de coco, jojoba ou azeite de oliva. 

Se você tiver problemas de saúde ou estiver tomando medicamentos, consulte o seu médico antes de usar óleo de gerânio, especialmente antes de usá-lo internamente. Interações medicamentosas específicas não são bem conhecidas. [ 21] [ 22]

">
ADVERTISEMENT

 

 

4.9/5 - (22 votes)

Comentários

Comentários

Sair da versão mobile