Óleo essencial de limão é um ingrediente completamente natural que também serve como um remédio de saúde em casa. É extraído da casca de limões frescos usando um processo de “prensagem a frio” que pica e gira a casca quando o óleo é liberado.
O óleo essencial de limão pode ser diluído e aplicado topicamente à sua pele, bem como difundido no ar e inalado. Algumas pessoas juram que o óleo essencial de limão é um ingrediente que combate a exaustão, ajuda na depressão, limpa a pele, mata os vírus e bactérias prejudiciais e reduz a inflamação.
Nos últimos anos, a literatura médica começou a acompanhar as alegações feitas por pessoas que usaram óleo essencial de limão durante anos. Leia para saber mais sobre os benefícios do óleo essencial de limão, possíveis efeitos colaterais de usá-lo e muito mais.
Pode reduzir os sintomas de ansiedade e depressão
Você pode ter notado que quando você usa produtos com aroma de limão para limpar sua casa, você se sente mais relaxado e de melhor humor depois.
Naturalmente, parte disso pode ser o resultado natural de enfeitar seu ambiente, mas o verdadeiro aroma dos limões provavelmente desempenha um papel nesse sentimento calmante.
Um estudo 2006 fonte confiável realizado em ratos mostrou que o óleo essencial de limão foi um poderoso agente calmante e melhora do humor durante três experimentos de teste de estresse.
O mesmo estudo concluiu que o óleo essencial de limão era mais eficaz no alívio do estresse do que outros óleos essenciais , como lavanda e rosa.
Um pequeno estudo de 2016 descobriu que o óleo essencial de limão reduziu a ansiedade entre as pessoas depois de passar por uma cirurgia ortopédica.
Há indicadores promissores de que a difusão do óleo essencial de limão tem um efeito no alívio de alguns sintomas de ansiedade e depressão .
Náuseas e vômitos são dois dos sintomas mais comuns no início da gravidez.
Pode haver razão para acreditar que o óleo essencial de limão pode aliviar (ou pelo menos diminuir) a gravidade desses sintomas.
Em um Estudo de 2014 fonte confiável de 100 mulheres grávidas, a aromaterapia com óleo essencial de limão diminuiu significativamente os níveis de náusea e vômito.
Pode tornar a sua pele mais saudável
O óleo de limão é um dos vários óleos essenciais que podem matar as bactérias nocivas que podem crescer em sua pele.
Em um recente Estudo fonte confiável, o óleo essencial de limão mostrou-se eficaz contra cepas de bactérias como ,aureus e E. coli . Isto faz uma boa escolha para limpeza tópica de pequenas feridas.
Outra pesquisa confirmou o efeito do óleo essencial de limão contra a infecção que causa bactérias e pode prevenir a inflamação da pele, incluindo um estudo de laboratório realizado em 2017 e pesquisa in vitro e in vivo em 2018 .
Também possui propriedades protetoras, como antioxidantes , que podem iluminar e preservar o tom da sua pele.
Pode agir como um analgésico
Óleo essencial de limão é usado às vezes em aromaterapia como um analgésico natural. Os efeitos anti-stress e antidepressivos deste óleo podem ter algo a ver com o modo como ajuda o nosso corpo a interpretar a nossa dor sem entrar em pânico.
Um Estudo de 2014 fonte confiável feito em ratos mostrou que a aromaterapia com óleo de limão mudou a forma como os cérebros dos animais responderam a estímulos dolorosos.
Para determinar como o óleo de limão afeta os seres humanos que sofrem, mais pesquisas são necessárias.
Pode ajudá-lo a respirar mais fácil e aliviar a dor de garganta
Se você tem um resfriado ou está com dor de garganta, o óleo essencial de limão é um bom remédio caseiro para tentar.
Tente configurar um difusor com óleo de limão para liberar seu aroma doce e picante em seu quarto enquanto descansa. As propriedades calmantes do óleo de limão podem ajudar a relaxar a mente e os músculos da garganta.
Não há muitos dados clínicos que apoiem a aromaterapia do óleo de limão com acalmar o resfriado comum , mas sabemos que a vitamina C e as propriedades antioxidantes do suco de limão são benéficas quando você precisa respirar um pouco mais facilmente.
É possível que as propriedades do óleo essencial de limão funcionem da mesma maneira quando você trata uma dor de garganta com aromaterapia.
Lembre-se, não é seguro ingerir óleos essenciais.
Ajuda você a se sentir alerta e concentrado
O óleo essencial de limão aumenta o seu humor, mas também pode melhorar sua capacidade mental.
Em um pequeno estudo de alunos da quarta série em 2014 , os alunos que participaram de aulas de idiomas em uma sala de aula onde o óleo de limão era difundido tiveram um desempenho muito melhor em seus exames.
Outro pequeno estudar fonte confiável realizado em 2008, concluiu que a aromaterapia com óleos essenciais como limão poderia melhorar a função cognitiva de pessoas com doença de Alzheimer .
Pode ser eficaz no tratamento e prevenção de acne
O óleo de limão é usado para um variedade de condições da pele incluindo acne .
Quando diluído e aplicado topicamente, o óleo essencial de limão pode matar as bactérias que podem ficar presas nos poros e causar fugas. Ele também pode esclarecer sua pele com antioxidantes e vitamina C, esfoliando suavemente as células mortas da pele que tantas vezes ficam presas no folículo piloso e nos poros.
Uma vez que o óleo de limão tem propriedades curativas, você obtém o bônus de cura mais rápida das fugas e o tratamento de suas cicatrizes de acne ao usá-lo.
Pode promover a cicatrização de feridas
Uma vez que o óleo essencial de limão é embalado com vitamina C, antioxidantes e propriedades antimicrobianas, pode não surpreender você saber que este óleo pode pertencer ao seu kit de primeiros socorros.
Em um teste animal, fonte confiável O óleo essencial de limão promoveu uma cicatrização mais rápida dos tecidos infectados pela sarna.
Você pode limpar a área de um pequeno corte ou raspar com óleo de limão diluído para higienizá-lo, desencorajar a infecção e, possivelmente, ajudar a cicatrização da ferida mais rapidamente.
Tem propriedades antifúngicas
Óleo essencial de limão tem propriedades antifúngicas poderosas para o tratamento de da pele. De fato, um Um Estudo 2017 observa que é eficaz contra fungos que causam infecções do pé de atleta, aftas e leveduras quando aplicadas topicamente.
Efeitos colaterais potenciais
Como os outros óleos essenciais da família dos citros, o óleo essencial de limão é geralmente seguro para uso tópico e aromaterápico. Notavelmente, é relatado para ser seguro para mulheres grávidas e bebês com mais de três meses de idade .
Tem relatórios de casos(Fonte Segura) de óleo essencial de limão tornando a pele mais sensível à irritação do sol, por isso é melhor evitar a luz solar direta ao usar qualquer óleo essencial de citrinos.
Essa irritação é chamada de fototoxicidade e causa uma vermelhidão temporária semelhante à queimadura moderada. Você também pode sentir uma sensação crua ou ardente em sua pele na área onde você aplicou óleo de limão.
Normalmente, você pode evitar reações alérgicas diluindo adequadamente qualquer óleo essencial que você usa e fazendo um teste de contato em sua pele antes de tentar aplicá-lo em uma área maior.
O óleo de limão não é aprovado como seguro para uso em animais. Alguns óleos essenciais podem ter um efeito tóxico quando ingeridos ou inalados por animais de estimação. Pense em seus amigos peludos que podem estar por perto quando você inala a aromaterapia.
Como usar este óleo essencial
Você pode usar com segurança o óleo essencial de limão, difundindo-o ou aplicando-o topicamente.
Para difundir o óleo essencial de limão, coloque três ou quatro gotas no difusor de sua escolha. Verifique se você está em uma área bem ventilada e limite suas sessões de aromaterapia a 30 minutos.
Para usar o óleo essencial de limão topicamente, misture bem com um óleo transportador de sua escolha.
Teste a mistura em uma área pequena e discreta da sua pele antes de aplicá-la em algum lugar sensível, como seu rosto. Se depois de 24 horas você vir vermelhidão ou irritação, não use a mistura.
Para evitar danos à pele, certifique-se de lavar o óleo de limão aplicado antes de expor sua pele à luz solar.
Por que os óleos transportadores são importantes?
O óleo essencial de limão tópico é seguro para aplicar diretamente na sua pele – se você usar um óleo transportador. Os óleos transportadores são óleos não corrosivos e menos concentrados que não prejudicam a camada externa da pele.
Óleos essenciais não são produtos de qualidade alimentar e não são testados pela Food and Drug Administration (FDA) para a segurança. Óleos essenciais de limão contêm elementos instáveis, o que significa que eles podem oxidar e eventualmente ficarem ruins.
Para sua própria segurança, evite ingerir óleo essencial de limão ou qualquer óleo essencial.
Onde comprar óleo essencial de limão
A compra de um óleo essencial pode ser um pouco complicado. Existem muitas marcas que vendem produtos mistos de óleo essencial que afirmam ser benéficos, mas esses produtos têm vários ingredientes além de óleos.
Procure por óleo que seja prensado a frio e 100% puro. Verifique a lista de ingredientes antes de fazer uma compra de óleo essencial.
Compre óleo essencial de limão em loja local de produtos naturais ou pela internet, compre apenas óleos essências de qualidade.
Resumo sobre o Óleo Essencial de Limão
O óleo essencial de limão é um ingrediente anti-inflamatório e antimicrobiano que pode ajudá-lo a melhorar seu humor, encontrar clareza mental, reduzir o estresse e muito mais.
Lembre-se, só porque um produto é considerado “natural” não significa que ele não traz efeitos colaterais. Nunca aplique óleo de limão diretamente em sua pele sem um óleo transportador, e nunca ingerir qualquer óleo essencial e evite a luz solar direta ao usar qualquer óleo essencial de citrinos.
Óleos essenciais não são um substituto para tratamentos de prescrição do seu médico, mas eles podem funcionar como um ótimo complemento para sua rotina regular de saúde e bem-estar.
Veja mais de 200 Receitas de Sabonete Artesanal
Créditos: Health Line
- Aboelhadid SM, et al. (2016). In vitro and in vivo effect of Citrus limon essential oil against sarcoptic mange in rabbits [Abstract]. DOI:
10.1007/s00436-016-5056-8 - Akpinar B. (2005). The effects of olfactory stimuli on scholastic performance.
erc.ie/documents/vol36chp5.pdf - Ali B, et al. (2015). Essential oils used in aromatherapy: A systemic review. DOI:
10.1016/j.apjtb.2015.05.007 - Dosoky NS, et al. (2018). Biological activities and safety of Citrus spp. essential oils. DOI:
10.3390/ijms19071966 - Falls N, et al. (2018). Amelioration of neurodegeneration and cognitive impairment by Lemon oil in experimental model of stressed mice [Abstract]. DOI:
10.1016/j.biopha.2018.06.160 - Farhad K, et al. (2016). Effect of armoatherapy with lemon essential oil on anxiety after orthopedic surgery [Abstract].
sid.ir/en/journal/ViewPaper.aspx?ID=599457 - Fukuchi Y, et al. (2008). Lemon polyphenols suppress diet-induced obesity by up-regulation of mRNA levels of the enzymes involved in ?-oxidation in mouse white adipose tissue. DOI:
10.3164/jcbn.2008066 - Hiroshi I, et al. (2014). Contribution of anterior cingulate cortex and descending pain inhibitory system to analgesic effect of lemon odor in mice. DOI:
10.1186/1744-8069-10-14 - Jimbo D, et al. (2009). Effect of aromatherapy on patients with Alzheimer’s disease. DOI:
10.1111/j.1479-8301.2009.00299.x - Komiya M, et al. (2006). Lemon oil vapor causes an anti-stress effect via modulating the 5-HT and DA activities in mice [Abstract]. DOI:
10.1016/j.bbr.2006.05.006 - Man A, et al. (2019). Antimicrobial activity of six essential oils against a group of human pathogens: A comparative study. DOI:
10.3390/pathogens8010015 - Maurya AK, et al. (2018). The essential oil from Citrus limetta Risso peels alleviates skin inflammation: In-vitro and in-vivo study.
10.1016/j.jep.2017.10.018 - Mohanapriya M, et al. (2013). Health and medicinal properties of lemon (Citrus limonum). /
interscience.org.uk/v3-i1/80ijahm.pdf - Ogbechie A, et al. (2017). Antimicrobial activity of Litsea cubeba, Rosmarinus officinalis and Citrus lemon essential oils against five skin-infection related pathogens [Abstract].
dora.dmu.ac.uk/handle/2086/14122 - Orchard A, et al. (2017). Commercial essential oils as potential antimicrobials to treat skin diseases. DOI:
10.1155/2017/4517971 - Shutes J. (n.d.). How are essential oils extracted?
naha.org/explore-aromatherapy/about-aromatherapy/how-are-essential-oils-extracted - Sultana S, et al. (2016). Cough suppressant herbal drugs: A review.
pdfs.semanticscholar.org/8c16/540f738c3572102a86efc0b4308d29f3d7f2.pdf - Yavarikia P, et al. (2014). The effect of lemon inhalation aromatherapy on nausea and vomiting of pregnancy: A double-blinded, randomized, controlled clinical trial. DOI:
10.5812/ircmj.14360