Como Regularizar os Sabonetes Artesanais em 25 Passos

Como Regularizar os Sabonetes Artesanais

Como Regularizar os Sabonetes Artesanais

 

Como Regularizar os Sabonetes Artesanais – Este é um assunto que gera muita polemica entre diversos artesãos brasileiros a muitos anos, e até hoje ainda causa muita confusão na cabeça dos artesãos que querem se formalizar e ter seu negócio regularizado perante o governo.

Hoje sabemos que a maioria dos profissionais que vivem de saboaria artesanal, não são regularizados, trabalham de forma informal, vendendo pequenos lotes para amigos, família e interessados, através do boca a boca , instagram, facebook ou lojinha virtual. Temos que lembrar que muitas famílias no Brasil, vivem somente da renda dos sabonetes artesanais.

De acordo com a legislação sanitária brasileira relacionada aos Produtos de Higiene, Cosméticos e Perfumes (HPPC), é necessário obter autorização de funcionamento da empresa pela ANVISA, para o funcionamento das empresas
que pretendam exercer atividades de extrair, produzir, fabricar, transformar, sintetizar, embalar, reembalar, importar, exportar, armazenar, expedir, transportar e distribuir produtos enquadrados na categoria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Sendo, portanto, a autorização de funcionamento o passo decisivo para o início do trabalho empresarial, onde é obrigatório o parecer técnico da vigilância sanitária sobre o estabelecimento que irá exercer a atividade.

Infelizmente existe uma enorme burocracia para que você possa regularizar sua empresa, a regularização da empresa é um processo um pouco demorado, o tempo poder variar de acordo com cada prefeitura (cada cidade) podendo durar em média 6 a 10 meses, se a empresa já estiver toda equipada e estruturada.

Em vista desse grande problema, o Portal Sabonete Artesanal, pede seu apoio nessa petição online para regularização da categoria. ?

 

Justificativa feita pelo Núcleo de Saboaria Artesanal do Brasil destinada a viabilizar o reconhecimento da Saboaria Artesanal como uma prática de valor cultural e histórico brasileiros, difundida em todas as regiões do território nacional, compreendida pelo resultado da transformação de matérias-primas, de origem vegetal, animal, mineral e orgânica, com predominância manual, por indivíduo que detenha o domínio integral de uma ou mais técnicas, aliando criatividade, habilidade e valor cultural (possui valor simbólico e identidade cultural), podendo no processo de sua atividade ocorrer o auxílio limitado de máquinas, ferramentas, artefatos e utensílios.

CLIQUE AQUI PARA PODER PARTICIPAR

 

 

Confira os 25 passos para regularizar o seu negócio, abaixo terá um guia para download, explicando detalhadamente cada procedimento deste item:

Fonte:
ABIHPEC -Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – www.abihpec.org.br
ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – www.abdi.com.br
SEBRAE -Serviço Brasileira de Apoio a Micro empresas – www.sebrae.com.br

Caso prefira, baixe o PDF para poder imprimir e ler com mais calma a qualquer momento

BAIXAR CARTILHA COMO REGULARIZAR SABOARIA ARTESANAL

Se eu me cadastrar como MEI (Micro empresario Individual) poderei fico isento desses processos todos?

Infelizmente não, você terá que cumprir as exigências da ANVISA da mesma forma, recomendo que procurem as informações no SEBRAE mais próximo. Lá eles podem esclarecer todas estas dúvidas.

 

Nossa opinião

Analisando de forma geral é injusto com o artesão, pois tem que seguir os mesmos tramites de uma industria de sabonetes para regularizar o negócio, isso inviabiliza que pessoas que queiram trabalhar corretamente e não tem investimento suficiente para realizar todos esses tramites da regularização do negócio.

Sabemos que ser empreendedor no Brasil não é uma tarefa fácil. Deixar um emprego com carteira assinada ou desistir de uma carreira no serviço público para empreender é uma das grandes dúvidas do empreendedor, principalmente em tempos de turbulência política e/ou econômica.

 

Considerando que se trata de produtos de higiene e que podem ter reação ou lesão, é importante a regularização de instalação e restrições dos produtos, já que produtos artesanais podem causar o mesmo efeito de produtos industrializados, porem a regularização poderia ser feita de uma forma mais simples, acessível e menos burocrática. De forma geral isso ajudaria muito na qualidade, tanto para os produtores, como para os clientes.

Qual é a opinião de vocês?
Deixem um comentário, vamos debater sobre esse assunto![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

E-book Gratuito – Sabonetes Naturais com  os Benéficos da Aromaterapia!

Clique na imagem abaixo para efetuar o download do e-book gratuito Sabonetes Naturais com os Benéficos da Aromaterapia, confira o conteúdo:

 

Baixar E-book Agora

E-book Gratuito Saboaria Artesanal! (Clique na image para efetuar o download)

 

 

5/5 - (1 vote)

Comentários

Comentários

Sair da versão mobile