Portal Sabonete Artesanal – Receitas e Dicas!

8 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Alecrim

8 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Alecrim

Voltamos com a série muito legal aqui do Portal Sabonete Artesanal, onde falamos sobre a propriedade de diversos itens, dessa vez falaremos sobre 8 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Alecrim.

O ALECRIM foi, uma das primeiras ervas utilizadas com finalidade medicinal. Na tradição popular européia, era usado para espantar o demônio e proteger contra pragas, além de preservar e temperar a carne. Nas civilizações antigas, o alecrim era considerado uma planta sagrada que podia trazer paz tanto aos vivos quanto aos mortos. Na época da peste, era levado em bolsas e no pescoço como proteção.

Óleo essencial de alecrim, derivado da erva culinária comum, tem sido popular na medicina popular e agora está se mostrando benéfico em estudos científicos.

Embora a maior parte desta pesquisa seja preliminares, os estudos observam que esse óleo essencial pode melhorar sua saúde melhorando o foco mental e a memória, combatendo a perda de cabelo, aliviando a dor e a inflamação, repelindo certos insetos e amenizando o estresse.

Antes de explicarmos detalhadamente sobre os 8 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Alecrim, você sabia que se você quiser experimentar o óleo de alecrim, simplesmente inspire ou aplique uma versão diluída topicamente na pele.

Rendimento: 1 tonelada de planta fresca rede 10 kg de óleo essencial;
Nota – Médio;
Aroma  – Cálido e penetrante, forte, límpido e refrescante;
Mistura-se bem com – Olíbano, Ylang ylang, citronela, hortelã pimenta, cedro, tangerina, gengibre, capim limão, gerânio,manjericão, canela e outras especiarias.

PROPRIEDADES

AROMATERAPIA

Usos psicológicos e emocionais:

Devido ao uso de óleo de alecrim na medicina popular, muitos cientistas estão testando seus benefícios potenciais para a saúde ( Referencia Bibliográfica).

Embora a maior parte desta pesquisa esteja apenas começando, ela suporta alguns usos tradicionais do óleo e ilustra possíveis novos usos.

8 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Alecrim

1. Pode melhorar a função cerebral

Respirar óleo de alecrim pode ajudá-lo a se concentrar e lembrar informações. Pode também ajudar sua memória à medida que você envelhece, mas mais pesquisas são necessárias.

Na Grécia e Roma antigas, acreditava-se que o alecrim fortalecesse a memória ( Referência  Bibliográfica).

Pesquisas indicam que a inalação de óleo de alecrim ajuda a prevenir a quebra da acetilcolina, substância química cerebral importante para o pensamento, concentração e memória (Referência bibliográfica, Referência bibliográfica).

Outra pesquisa sugere que o alecrim respiratório e outros óleos essenciais podem melhorar a função cerebral em adultos mais velhos com demência, incluindo aqueles com doença de Alzheimer (Referência bibliográfica).

Tenha em mente que mais pesquisas são necessárias.

 

2. Estimula o crescimento do cabelo

Óleo de alecrim pode combater certos tipos de perda de cabelo, incluindo calvície de padrão masculino e perda de cabelo irregular.

Um dos tipos mais comuns de perda de cabelo é a alopecia androgenética, mais conhecida como calvície de padrão masculino, embora também possa afetar as mulheres ( Referência bibliográfica ).

">
ADVERTISEMENT

O óleo de alecrim trata a alopecia androgenética impedindo que um subproduto da testosterona atinja seus folículos pilosos, que é a causa dessa condição.  (Referência bibliográfica).

Quando os homens com alopecia androgenética massagearam óleo de alecrim diluído em seu couro cabeludo duas vezes ao dia durante seis meses, eles experimentaram o mesmo aumento na espessura do cabelo daqueles que usaram o minoxidil (Rogaine), um remédio comum para o crescimento do cabelo .

Além disso, aqueles que usaram o óleo de alecrim relataram menos coceira no couro cabeludo em comparação com o minoxidil, o que sugere que o alecrim pode ser mais tolerável (Referência bibliográfica).

Outras pesquisas indicam que o óleo de alecrim pode combater a perda de cabelo irregular, ou alopecia areata, que afeta até metade da população abaixo dos 21 anos e cerca de 20% das pessoas acima de 40 anos (Referência bibliográfica).

Quando as pessoas com alopecia areata esfregaram uma mistura de óleo essencial de alecrim em seu couro cabeludo a cada dia durante sete meses, 44% apresentaram melhora na queda de cabelo, comparado a apenas 15% no grupo controle, que usou os óleos neutros jojoba e grapeseed (Referência bibliográfica).

 

3. Pode ajudar a aliviar a dor

O óleo de alecrim é conhecido na medicina popular como um analgésico. Estudos preliminares apoiam seus benefícios no alívio da dor e sugerem que ele pode ser mais eficaz que o acetaminofeno.

Na medicina popular, o alecrim é utilizado como um analgésico suave (Referência bibliográfica).

Em um estudo de duas semanas, os sobreviventes de AVC com dor no ombro que receberam uma mistura de óleo de alecrim com acupressão por 20 minutos duas vezes ao dia tiveram uma redução de 30% na dor. Aqueles que receberam apenas acupressão tiveram uma redução de 15% na dor (Referência bibliográfica).

Além disso, um estudo em animais determinou que o óleo de alecrim era um pouco mais eficaz para a dor do que o paracetamol, um analgésico comum de venda livre (Referência bibliográfica).

4. Repele Certos Insetos

óleo de alecrim é usado em pesticidas naturais para matar certos insetos. Além disso, o óleo ajuda a repelir alguns insetos sugadores de sangue, como mosquitos e carrapatos em particular.

5. Pode aliviar o estresse

Simplesmente cheirando óleo de alecrim pode aliviar seus níveis de estresse em situações como a realização de exames. O alecrim pode reduzir os níveis de cortisol, um hormônio que pode ter efeitos prejudiciais em seu corpo.

Muitos fatores podem causar estresse – incluindo testes escolares. Inalar o óleo de alecrim pode ajudar a reduzir a ansiedade do teste.

Quando estudantes de enfermagem respiravam óleo de alecrim de um inalador antes e durante o tempo de teste, seu pulso diminuía cerca de 9% – enquanto nenhuma mudança significativa ocorreu sem o óleo de alecrim ( Fonte Confiável).

Como o aumento das taxas de pulso reflete o estresse e a ansiedade de curto prazo, o óleo de alecrim pode reduzir naturalmente o estresse ( Fonte Confiável).

Além disso, quando 22 adultos jovens inalaram óleo de alecrim por 5 minutos, sua saliva apresentou níveis 23% menores do hormônio do estresse cortisol, em comparação com aqueles que cheiravam a um composto não aromático (Fonte Confiável).

O aumento dos níveis de cortisol pode suprimir o sistema imunológico, contribuir para a insônia e causar alterações de humor, entre outros problemas potenciais ( Fonte Confiável ).

6. Pode Aumentar a Circulação

Se você sentir dedos frios ou dedos dos pés, massagear com óleo de alecrim pode ajudar a aquecê-los. Pode ajudar condições como a doença de Raynaud, mas mais pesquisas são necessárias.

A má circulação é uma queixa comum. Você pode notar mais em suas mãos e pés.

Se você sentir dedos frios e dedos do pé – mesmo em temperaturas relativamente quentes – vale a pena considerar o óleo de alecrim.

Em um estudo, uma mulher com doença de Raynaud – que prejudica a circulação – massageou as mãos com uma mistura de óleo de alecrim, descobrindo que ela ajudava a aquecer os dedos mais do que um óleo neutro. Estes efeitos foram confirmados por imagens térmicas (Fonte Confiável).

Se você tem a doença de Raynaud, os vasos sanguíneos dos dedos das mãos e dos pés se contraem quando você está com frio ou estressado, fazendo com que eles percam a cor e fiquem frios.

O óleo de alecrim pode ajudar, expandindo os vasos sanguíneos , aquecendo assim o sangue para que ele alcance os dedos das mãos e dos pés com mais facilidade (Fonte Confiável).

Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses efeitos – mas o alecrim pode ser um experimento valioso e de baixo custo.

7. Pode ajudar você a se animar

Alguns pequenos estudos sugerem que o óleo de alecrim pode aumentar a atenção, o estado de alerta, a energia e o humor. No entanto, mais pesquisas são necessárias.

O óleo de alecrim é comumente usado para tensão mental e fadiga na medicina popular ( Fonte ).

Quando 20 adultos jovens e saudáveis ??inalaram óleo de alecrim, relataram sentir-se cerca de 30% mais mentalmente refrescados e cerca de 25% menos sonolentos, em comparação com o cheiro de um óleo placebo ( fonte confiável).

Este aumento no estado de alerta correspondeu a alterações nas ondas cerebrais e aumentos na frequência cardíaca, respiração e pressão arterial ( fonte confiável).

A aplicação de óleo de alecrim diluído em sua pele pode fornecer benefícios semelhantes, pois pode atingir seu cérebro por essa via ( Fonte ).

Em um estudo, a aplicação de óleo de alecrim diluído na pele levou 35 pessoas saudáveis ??a se sentirem significativamente mais atentas, alertas, enérgicas e alegres após 20 minutos do que quando se usa um óleo placebo ( Fonte ).

Ainda assim, mais pesquisas nessa área são necessárias para confirmar esses resultados.

8. Pode Reduzir Inflamação Articular

Aplicar óleo de alecrim diluído topicamente pode ajudar a diminuir a inflamação em lesões e artrite reumatoide. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar isso.

Quando as pessoas com artrite reumatoide receberam massagens de 15 minutos no joelho usando uma mistura de óleo de alecrim três vezes por semana, elas tiveram uma redução de 50% na dor inflamatória do joelho em duas semanas, comparado a uma redução de 12% naqueles que não receberam o óleo (Fonte Confiável).


Aprenda a utilizar o melhor dos Óleos Essências nos seus sabonetes Artesanais e produtos de cosméticas, com nossos cursos onlines mais qualificado do mercado:

Curso de Sabonetes Naturais Usando Óleos Essenciais no Cold Process, Hot Process e Base Glicerinada

">
Curso de Saboaria Natural Usando Óleos Essenciais com Cold Process, Hot Process e Base Glicerinada

Clique na imagem para ver o conteúdo do curso


Curso de Cosmética Natural com Aromaterapia

Clique na imagem para ver o conteúdo do curso

 

 

E ai, gostou do nosso Guia com 8 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Alecrim ?

Créditos: healthline e bioessencia

Fonte / Bibliografia

5/5 - (7 votes)

Comentários

Comentários

Sair da versão mobile